Palavras de Encorajamento é dedicado a todos que estão se esforçando para manter uma vida equilibrada, apesar do ritmo frenético e do distanciamento cultural de hoje dos princípios divinos. Os textos encontrados aqui são minhas anotações de pregações ou traduções de pregações que fiz com o intuito de compartilhar a grande benção que tenho recebido através destes devocionais. Onde quer que você possa estar em sua jornada espiritual, Palavras de Encorajamento existe para ser um amigo confiável que o leva pelas mãos e caminha a seu lado, guiando-o um passo mais perto do coração de Deus.



segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sedento na Cruz

por Max Lucado

O último ato de Jesus na terra foi destinado a ganhar sua confiança.

Este foi o ato final da vida de Jesus. Na última prova de sua composição terrena, ouvimos o som de um homem sedento.

E através de sua sede – através de uma esponja e um jarro de vinho barato – ele deixa um apelo final.

"Vocês podem confiar em mim.”

Jesus. Lábios rachados e boca de algodão. Garganta tão seca que ele não podia engolir e voz tão rouca que mal podia falar. Ele está sedento. Para encontrar a última vez que estes lábios foram umedecidos você precisa voltar uma dúzia de horas para a refeição na sala superior. Desde que provou aquele copo de vinho, Jesus fora espancado, cuspido, pisado e cortado. Ele foi um carregador de cruz e portador de pecados, e nenhum liquido anestesiou sua garganta. Ele está sedento.

Por quê ele não faz alguma coisa? Ele não pode? Ele não transformou jarros de água em jarros de vinho? Ele não fez uma parede do Rio Jordão e duas do Mar vermelho? Ele, com uma palavra, não baniu a chuva e acalmou as ondas? As escrituras não dizem que ele “transformou o deserto em açudes” (Salmo 107:35 NVI) e “o rochedo em fonte” (Salmo 114:8 NVI)?

Deus não disse, “Derramarei água sobre o sedento”  (Isaías 44:3 ACRF)?

Se sim, porque Jesus resiste a sede?

Enquanto fazemos essa pergunta, inclua algumas outras. Porque ele ficou cansado em Samaria (João 4:6), perturbado em Nazaré (Marcos 6:6) e furioso no Templo (João 2:15)? Porque ele estava adormecido no barco no Mar da Galiléia (Mc 4:38)? Triste no túmulo de Lázaro (João 11:35) e com fome no deserto (Mt 4:2)?

Por quê? E por quê ele ficou sedento na cruz?

Ele não tinha que sofrer com sede. Pelo menos não ao ponto que ele sofreu. Seis horas antes, havia sido oferecido água a ele, mas ele recusou.

Eles levaram Jesus ao lugar chamado Gólgota (que significa O Lugar da Caveira). Então ofereceram-lhe vinho misturado com mirra, mas ele não tomou. O crucificaram. Dividiram sua roupas, e tiraram sortes para ver com o que cada um iria ficar. (Mc 15:22-24 NVI)

Antes que o prego fosse batido, uma bebida foi oferecida. Marcos disse que o vinho estava misturado com mirra. Mateus o descreveu como vinho misturado com fel. Ambos, mirra e fel, contém propriedades sedativas que anestesiam os sentidos. Mas Jesus os recusou. Ele se recusou a ser entorpecido pelas drogas, optando ao invés disso, sentir por completo a força do seu sofrimento.

Por quê? Por quê ele suportou  todos esses sentimentos? Porque ele sabia que você os sentiria também.

Ele sabia que você estaria cansado, perturbado e com raiva. Ele sabia que você estaria sonolento, angustiado e com fome. Ele sabia que você iria enfrentar a dor. Se não a dor do corpo, a dor da alma...dor aguda demais para qualquer droga. Ele sabia que você enfrentaria a sede. Se não uma sede por água, pelo menos uma sede por verdade, e a verdade  que concluímos de um Cristo sedento é: Ele entende.

E porque ele entende, nós podemos vir a ele.


Traduzido por Elaine Brunelli, do livro ‘Isto é amor – A extraordinária história de Jesus’, (This is Love - The Extraordinary Story of Jesus) ,Copyright (Thomas Nelson, 2011) Max Lucado

Nenhum comentário:

Postar um comentário