Palavras de Encorajamento é dedicado a todos que estão se esforçando para manter uma vida equilibrada, apesar do ritmo frenético e do distanciamento cultural de hoje dos princípios divinos. Os textos encontrados aqui são minhas anotações de pregações ou traduções de pregações que fiz com o intuito de compartilhar a grande benção que tenho recebido através destes devocionais. Onde quer que você possa estar em sua jornada espiritual, Palavras de Encorajamento existe para ser um amigo confiável que o leva pelas mãos e caminha a seu lado, guiando-o um passo mais perto do coração de Deus.



segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Repetidamente…

Rachel Olsen

“Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.” Provérbios 16:3 (NVI)

Nós somos criaturas de hábitos, não somos? Se esses hábitos são benéficos para nós – ou mesmo se nos arrependemos uma vez ou outra – temos a tendência de repetir os mesmos comportamentos dia após dia:

• Nós acendemos outro cigarro, mesmo tendo dito no dia anterior que queremos parar.
• Nós comemos o bolo de chocolate na nossa despensa, mesmo que nosso objetivo seja perder peso no Ano Novo.
• Nós acampamos em frente á TV por horas na maioria das noites, mesmo que queiramos ser o tipo de pessoa que sai para caminhadas e lê romances, ao invés disso.
• Nós deixamos as coisas largadas onde as usamos pela última vez, mesmo que almejemos por ambientes organizados.
• Nós compramos uma Bíblia nova, imaginando que nos impulsionará a ler mais a Palavra. Duas semanas depois ela está na prateleira.
Nós queremos ser a pessoa que Deus nos chamou para ser, então nós usamos janeiro para fazer planejamentos de mudanças para o novo ano. Damos voz a esse desejo em nossos corações – sermos de alguma forma melhores - e decidimos fazer uma mudanças intensa e sincera.

E não há nada de errado com isso. Ao contrário, é um passo na direção certa. No entanto, a Bíblia nos aconselha a checarmos nossos planos com os de Deus, e então fundamentarmos nossos compromissos no poder e verdade Dele para sermos bem sucedidos.

Lembre-se que , para o Espírito Santo facilitar o trabalho e propósitos de Deus em nós, Ele deve primeiro (re)definir nossa definição de realidade e nossas prioridades.

Por exemplo, digamos que você deseja passar mais tempo na Palavra de Deus neste ano.  Ótimo – este também é o desejo de Deus para você. Para que isso aconteça, seus hábitos devem mudar. E para que isso aconteça, sua percepção da realidade devem ser redefinidas.

Supondo que você atualmente acredite, e suas atividades atuais demonstrem, que você não tem tempo para realmente buscar a Deus como você quer. Você está convencida que é ocupada demais para participar de um estudo Bíblico, ou para ter um momento sossegado de oração e leitura da Bíblia, sem desistir do seu emprego ou negligenciar sua família no processo.  Mas isso é verdade?

“Deus deu a todos tempo suficiente para buscá-Lo. Está aí” diz Francis Frangipane. Ele continua: “ Aqueles que desejam encontrar Deus, encontram tempo”. “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3:1, ARA).

Quando um programa de TV favorito começa, nós encontramos tempo para assisti-lo. Quando uma loja favorita anuncia uma grande promoção, nós encontramos tempo para ir. Quando uma amiga quer nos encontrar para um café, nos arrumamos tempo para encontrá-la. Nós encontramos ou “arrumamos” tempo o tempo todo! Então descanse com a certeza de que se você vive uma vida saudável e que honra a Deus, há bastante tempo aí para crescer em seu conhecimento e ligação com o seu Criador.

É verdade que em nossas vidas ocupadas nós não podemos fazer tudo. Mas nós podemos escolher quais coisas absolutamente serão feitas. Nós podemos escolher o que fazer primeiro, e isto é precisamente o que a Bíblia nos fala para fazer. Jesus chama seus seguidores para buscar primeiro o reino de Deus e Sua justiça, e então Ele promete que nós teremos tudo que precisamos (Mateus 6:33).

Também é verdade que a nossa força de vontade é limitada. Nossa dedicação diminui. Nossas intenções são boas, mas nossa continuidade é instável. Nós não temos o que é preciso para revolucionar nossa vida inteira. Mas Deus tem – e Ele vive em nós. “O poder de Deus nos tem dado tudo o que precisamos para viver uma vida que agrada a Ele, por meio do conhecimento que temos Daquele que nos chamou para tomar parte na sua própria glória e bondade.” (NTLH)

Você absolutamente tem tempo para passar 10 ou 20 minutos por dia  conhecendo a Deus e Suas promesas para você em Sua Palavra. Você também tem os 8 segundos extras que normalmente demora para colocar um item de volta no lugar. Assista um programa de TV a menos por noite e você terá criado tempo para ler três ou mais livros por mês e fazer uma breve caminhada depois do jantar. Busque a Deus em primeiro lugar – com frequência – e você ainda terá o poder que precisa para deixar os bolinhos de chocolate ou cigarros.


Nós somos criaturas de hábitos – vamos fazer disso nosso hábito neste ano: buscar a Deus em primeiro lugar a cada dia e confiar nossos planos a Ele. Eu acho que nós ficaremos maravilhados com os resultados, repetidamente.

Querido Senhor, hoje eu busco a Tua face, sabedoria e Teu desejo. Eu entrego meus planos a Ti e peço que eu possa operar em Seu poder. Em Nome de Jesus, Amém.

Etapas de Aplicação: 

Passe os próximos 10 minutos sozinha com Deus e sua Bíblia aberta.

Para Refletir:

Para o Espírito Santo facilitar o trabalho e propósito de Deus em mim, Ele deve primeiro (re)definir minha definição de realidade e minhas prioridades.

Versos Poderosos:

Salmos 37:5 “Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá.” (NVI)

Efésios 5:15-16 “ Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios. Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm.” (NTLH)

Salmos 90:12 “Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria.” (NVI)

Um comentário:

  1. Palavras sábias. Vindas direta do trono de Deus.
    Praticando, não tem erro.
    Declarando total dependencia do Senhor, precisamos orar, para que O Senhor nos dê forças, para aplicá-las
    A voce minha querida, Deus continue te usando cada vez mais.
    amu tu em Cristo

    ResponderExcluir